O exame oftalmológico deve ser realizado, sempre, entre 3 e 7 anos, pois com 3 anos já se consegue uma boa colaboração da criança, e se terá tempo de combater a ambliopia ou tratar alguma doença presente.
1 - Nem todo olho vermelho é conjuntivite!
As causas mais comuns de conjuntivite são: infeções, alergias e irritações. De acordo com a etiologia de cada uma, o tratamento se diferencia. As conjuntivites infecciosas mais frequentes são as bacterianas e as virais.
a) bacterianas - podem ser agudas, com abundante secreção mucopurulenta ou crônicas, com pouca ou nenhuma secreção.
b) virais- algumas viroses são acompanhadas de faringite, coriza, intenso lacrimejamento e fotofobia. São causas comuns de conjuntivite e ceratite.
As alergias frequentemente causam vermelhidão, prurido e secreção aquosa; mas também podem se apresentar na forma de olho vermelho.
Os irritantes como a fumaça ou poeira podem causar conjuntivite irritativa.
Outras causas de olho vermelho: queimaduras químicas, hemorragias conjuntivais, corpos estranhos, uveíte, úlcera de córnea e glaucoma agudo.
2 - Nem todo lacrimejamento é devido a obstrução da via lacrimal! Todo recém-nascido que apresentar fotofobia e lacrimejamento persistente deve ter afastada a possibilidade de glaucoma congênito. Nestes casos o olho é maior e a córnea frequentemente apresenta transparência diminuída. O glaucoma congênito deve ser reconhecido nos primeiros dias de vida e a correção cirúrgica realizada com urgência.
A obstrução de via lacrimal deve ter seu tratamento cirúrgico postergado até 6-8 meses, pois geralmente resolve-se espontaneamente.
3 - Quando não há queixa ocular, a criança não necessita fazer exame oftalmológico!?
O exame oftalmológico deve ser realizado, sempre, entre 3 e 7 anos, pois com 3 anos já se consegue uma boa colaboração da criança, e se terá tempo de combater a ambliopia ou tratar alguma doença presente. A criança levará para o resto da vida a visão que tiver aos 10 anos. Muitas crianças parecem enxergar bem, mas o fazem com um olho só, ou por ter grau diferente em cada olho (anisometropia).