Olhos "de fogo", brancos e "endiabrados": lentes de contato com efeitos especiais ganham destaque no carnaval; veja cuidados

Photo caption

Lentes podem ser com ou sem grau e possuem modelos específicos para tempos de uso diferentes, mas consulta a oftalmologista é indispensável. Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda cuidado na limpeza e que não se compartilhe com outras pessoas.


Lentes de contato com efeitos especiais ganharam destaque nos desfiles do carnaval de 2023. Mais do que apenas mudar a cor dos olhos, o acessório foi usado para criar efeitos únicos que ajudaram a complementar as fantasias. Quem acompanhou as apresentações no Rio e em São Paulo viu  Adão e Eva endiabrados” no Salgueiro, com olhos brancos “vazados”, a modelo Erika Januza com olhos de fogo” para desfilar como rainha de bateria da Viradouro e uma sereia de olhos brancos na Acadêmicos do Tatuapé.

A dúvida que fica é: é seguro usar esse tipo de lente? Com os devidos cuidados, sim. Mas o mais importante é não deixar de consultar um oftalmologista antes de usar qualquer tipo de lente de contato pela primeira vez. E a Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para os cuidados com a higiene desses produtos e a forma de uso.


Abaixo, você vê as respostas para as seguintes perguntas:


Como funcionam as lentes coloridas?


Lentes coloridas e com efeitos especiais podem ou não ter grau, mas geralmente são usadas apenas para fins estéticos. Os cuidados com a lente de cor devem ser os mesmos que se tem com as transparentes, de grau.


Quem pode usar?


Antes de usar qualquer tipo de lente de contato pela primeira vez, é preciso uma consulta a um oftalmologista. Esta é a indicação feita por algumas das fabricantes do país. As lentes, tanto as de contato tradicionais quanto as coloridas, não são recomendadas, por exemplo, para quem tem histórico de infecções na córnea, para quem tem alergia a produtos de higienização da lente ou para crianças.


Devo colocar a lente antes ou depois da maquiagem?


As lentes devem ser colocadas antes da maquiagem, como indica a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Elas devem ser retiradas só depois da remoção.


Quem nunca usou qualquer lente de contato pode usar a colorida?


Sim, pode, mas neste caso a recomendação, mais uma vez, é consultar um oftalmologista para entender qual o tipo de material mais recomendado.


Que cuidados devo ter na limpeza?


É preciso manter alguns cuidados de limpeza para garantir que as lentes sejam usadas corretamente, também conforme indica a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Isso pode evitar irritação ou mesmo problemas mais sérios. Fabricantes de lentes e clínicas de oftalmologia alertam que, primeiro, é preciso limpar, enxaguar e desinfetar o material antes de usá-lo. A limpeza deve ser feita com soluções comerciais específicas para a limpeza de lentes, e não com versões caseiras. É preciso evitar o uso de água. Também é preciso lavar bem as mãos e não tocar na boca antes de pegar as lentes.


Qual o tempo de uso da lente?


Há lentes coloridas de diferentes tipos, como por exemplo as de descarte diário, mensal ou até anual. É preciso entender, com a orientação de um oftalmologista, qual delas é mais recomendada para a pessoa e quais cuidados cada uma exige. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia orienta que nunca se use lentes fora do prazo de validade, rasgadas ou com aspecto diferente.


Posso dormir com a lente?


Não, a lente sempre deve ser retirada antes do sono, ainda segundo a Sociedade de Oftalmologia.


Posso compartilhar com outras pessoas?


A Sociedade de Oftalmologia pede que nunca se compartilhe as lentes com outras pessoas.

Source: G1
Thanks! Your subscription
has been successfully issued
Error occurred